O vereador Marcelo da Santa Casa apresentou um requerimento solicitando informações sobre o recebimento e a distribuição da nova vacina contra a dengue, QDENGA.
Diferente da vacina Dengvaxia, que é recomendada apenas para quem já teve dengue, a QDENGA pode ser ministrada em pessoas entre 4 e 60 anos, independentemente de terem tido contato prévio com a doença.
A inclusão da QDENGA no Programa Nacional de Imunizações (PNI) pelo Ministério da Saúde representa uma medida significativa para ampliar a proteção contra a dengue em todo o Brasil. O Ministério da Saúde está atualmente definindo a forma de distribuição da vacina aos estados e municípios, de acordo com o volume de imunizantes adquiridos do laboratório Takeda.
Marcelo da Santa Casa ressaltou a importância de acelerar o recebimento da vacina em Guaratinguetá, especialmente diante do aumento alarmante de novas infecções pelo vírus da dengue em todo o estado de São Paulo, incluindo a região do Vale do Paraíba.
“A QDENGA representa uma grande esperança na luta contra a dengue, especialmente com sua alta taxa de eficácia, protegendo 4 entre 5 pessoas vacinadas. É fundamental que nossa cidade esteja preparada para receber e distribuir a vacina o mais rápido possível,” destacou Marcelo da Santa Casa.