Pontos Turísticos


1. PRAÇA CONSELHEIRO RODRIGUES ALVES

Praça Rodrigues Alves

É a principal praça de Guaratinguetá, localizada no centro histórico do município.  Homenageia mais um filho de Guaratinguetá, Conselheiro Rodrigues Alves, eleito por duas vezes Presidente da República. Uma estátua com sua imagem foi inaugurada no local em 1923. O monumento foi fabricado em bronze sobre pedestal de granito. Na obra do artista Antonino Pinto de Matos está inscrito: “ao seu grande filho Conselheiro Rodrigues Alves, Guaratinguetá”.


 2. TEATRO MUNICIPAL 

O prédio construído para abrigar o Teatro Carlos Gomes foi inaugurado no dia 1º de março de 1894, por iniciativa de Francisco Batista de França Rangel e Ignácio José Monteiro dos Santos. A planta ficou sobre a responsabilidade do engenheiro francês Justin Norbert, responsável por muitas obras no Vale do Paraíba. No final da década de 1920, a crise da economia cafeeira e a expansão das artes cinematográficas culminaram na desativação do teatro. Em 1929, o prédio foi adaptado para o funcionamento da Escola de Farmácia e Odontologia que fechou em 1933.

Posteriormente o prédio passou a abrigar a Prefeitura Municipal de Guaratinguetá. Apesar dos múltiplos usos e decorrentes adaptações, as intervenções não descaracterizaram o prédio e a memória de seu primeiro uso se perpetua pela permanência da denominação de “antigo teatro”, constituindo-se assim como um último exemplar da época na região. Atualmente o prédio está desativado. Localização:  Praça Homero Ottoni, 75 – Centro.


3. ESCOLA DE ENFERMAGEM DR. BENEDITO MEIRELLES

A Escola de Enfermagem Dr. Benedito Meirelles, na esquina das ruas Prudente de Morais e Visconde de Guaratinguetá, ocupa, desde 1975, a casa que foi do ilustre médico. Ao seu lado, até a década de 1950, passavam os tradicionais bondes que ligavam Guaratinguetá a Aparecida, transportando moradores, romeiros e turistas interessados em visitar as duas cidades. Localização: Rua Prudente de Morais, 8 –  Centro.antiga escola de enfermagem


4. ESCOLA ESTADUAL DR. FLAMÍNIO LESSA

Construído entre 1914 e 1915 para a instalação de um quartel de manobras militares, o prédio, a partir de 1920, passou a abrigar o Grupo Escolar Dr. Flamínio Lessa. Hoje funciona a Escola Estadual Dr. Flamínio Lessa (ensinos fundamental e médio).  O prédio tem grande valor arquitetônico constituindo-se como monumento histórico municipal e estadual. Localização: Rua Tamandaré, 145 – Centro.


5. ESCOLA ESTADUAL CONSELHEIRO RODRIGUES ALVES

Escola Rodrigues Alves

A Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves é a atual denominação da antiga Escola Complementar. Instalada em 1902, transformou Guaratinguetá em um importante centro formador e difusor de cultura na região, graças ao excelente nível de ensino. O prédio data de 1919, substituindo o antigo sobrado do Visconde de Guaratinguetá. Localização: Rua Visconde de Guaratinguetá, 224 – Centro.


6. EDIFÍCIO DR. FLAMÍNIO LESSA

O prédio foi erguido em propriedade doada pelo Dr. Flamínio Antônio do Nascimento Lessa ao Estado, 1877, por testamento, sob a condição de servir à educação e ao ensino. Nele funcionou o primeiro grupo escolar da cidade, sediando atualmente a Diretoria de Ensino. O prédio foi doado à Câmara Municipal para abrigar a sede do Poder Legislativo em Guaratinguetá. Localização: Praça Conselheiro Rodrigues Alves, 27 – Centro.


7. SOLAR RANGEL DE CAMARGO

Monumento estadual por seu valor histórico e arquitetônico, a casa do capitão João Baptista Rangel, fazendeiro de café e tropeiro, foi erguida em 1866 para sua residência urbana.  Permanecendo com seus descendentes, guarda mobiliário, alfaias e documentos do Império e Primeira República. Durante a Revolução de 1932, foi ocupada por tropas constitucionalistas e federais. Localização: Rua Frei Galvão, 48 – Centro.


8. CAIXA D ÁGUA

Caixa

Em funcionamento desde a inauguração, em 1897, a Caixa d’ Água mantém sua estrutura original, lembrando uma pequena fortaleza. Construída no alto de um morro, no bairro do Pedregulho, de onde é possível ter uma visão panorâmica de Guaratinguetá e de Aparecida. É tombada como patrimônio histórico municipal. Localização: entrada pelo Codasp, na estrada para Colônia do Piaguí.


9. COMERCIAL E EMPRESARIAL DE GUARATINGUETÁ

O prédio construído para a Associação dos Empregados do Comércio fundada em 1903, foi erguido no lugar da casa onde, em 1822, pernoitou d. Pedro em sua viagem até a cidade de São Paulo para a Independência do Brasil. Em 1932 abrigou a Casa do Soldado durante a Revolução Constitucionalista. Localização: Rua Marechal Deodoro, 67 – Centro.


10. INSTITUTO NOSSA SENHORA DO CARMO

Instituto Nossa Senhora do Carmo

Primeira casa das Irmãs Salesianas erguida no Brasil, o Colégio do Carmo foi inaugurado em 1892. Constituiu-se e um dos principais educandários da região. A capela é artística, com altar italiano em bronze e mármore. Localização: Praça Joaquim Vilela de Oliveira Marcondes, 360 – São Benedito.


11. MERCADO MUNICIPAL

Fundado em 1889, o Mercado Municipal segue o estilo arquitetônico de uma galeria clássica toscana. Devido a um incêndio teve que ser reconstruído em 1971. Os arcos internos foram conservados. Localização:  Rua Nove de Julho – Centro


12. CARNAVAL

Carnaval

O carnaval chegou a Guaratinguetá como “Entrudo”. Era uma festa trazida pelos portugueses em que predominavam brincadeiras violentas e de mau gosto. No final do século XIX transformou-se com os famosos bailes de máscaras com confetes e serpentinas. Nas ruas da cidade o carnaval ganhou blocos e cordões. Os Tesoiras (composto por alfaiates), o Flor de Abacate e o Tangarás marcaram a história.  Já sob a influência do Rio de Janeiro, várias Escolas de Samba se organizaram na cidade.


13. CAVALGADA DE SÃO BENEDITO E SÃO GONÇALO

Durante a festa de São Benedito que se inicia no Domingo de Páscoa, todas as solenidades são acompanhadas pelos desfiles da Cavalaria de São Benedito e São Gonçalo, que após o trajeto, acompanham a procissão do Mastro, que com a Coroa e a Bandeira, é levantado à frente da igreja de São Benedito, ao lado da Praça de São Gonçalo.


14. MONUMENTO ÀS GARÇAS

Garças

Inaugurado em 1972. Três garças em concreto armado, pintadas de branco, tendo como pernas três bustos de ferro preto. O monumento tem altura aproximada de 10 metros. É uma homenagem à origem do nome Guaratinguetá, ligado à presença de garças às margens do Rio Paraíba.


15. ÍCARO

Ícaro


Estátua do personagem da mitologia grega, inaugurado em 1972. Homenagem à Força Aérea Brasileira. Tem aproximadamente 6 metros de altura, executada em concreto armado e pintado de branco.


Fonte: Pesquisa histórica Museu Frei Galvão

MAIA,Theresa; MAIA,Tom.Conto,Canto e Encanto com a minha História: Guaratinguetá ontem e hoje. São Paulo, 2010.