6 de janeiro de 2023
O vereador Marcelo da Santa Casa (PSD) apresentou questionamentos sobre a gestão da rede básica de saúde municipal em Guaratinguetá. Um requerimento com pedido de informações foi aprovado em Sessão Ordinária da Câmara e encaminhado ao prefeito municipal e a Secretaria Municipal de Saúde.
O principal ponto apresentado pelo vereador é o número de médicos para atender a demanda nas UBS. Para ele, a falta de vagas para o agendamento de novas consultas está relacionada a quantidade insuficiente de profissionais.
“A falta de médicos também está relacionada a grande dificuldade da Secretaria Municipal de Saúde organizar o sistema. Observa-se profissionais que não cumprem a jornada de trabalho e constantemente faltam. Outro é o gozo de direitos dos profissionais por férias e demais vantagens previstas na lei que também desguarnecem a já bastante prejudicada rede municipal de saúde”, diz trecho do documento.
Segundo o vereador, muitos profissionais saíram de férias em dezembro o que acabou prejudicando o atendimento nas UBS. ” O problema é que não houve organização ou mesmo preocupação da SMS em direcionar outro profissional para substituição, demonstrando falta de organização e má administração da rede”, disse.
O requerimento ainda questiona o motivo da dificuldade de a Secretaria Municipal de Saúde não conseguir contratar profissionais por meio dos processos seletivos, além de pedir levantamento do número de médicos em atuação bem como a remuneração e organização do quadro nos dias de trabalho na rede.