6 de junho de 2023
O Projeto de Lei Legislativo de autoria do vereador Pedro Sannini (PSC) foi aprovado no Plenário da Câmara Municipal de Guaratinguetá, buscando declarar o local das garças como Patrimônio Imaterial Natural da Estância Turística. O projeto destaca a relevância dessas aves, que escolhem Guaratinguetá como seu pernoite há 392 anos, e ressalta a etimologia do nome da cidade, que significa “Muitas Garças Brancas” em Tupi-Guarani.
O local delimitado compreende as margens da Ponte Doutor Adhemar de Barros, nos bairros Vila Paraíba e Nova Guará, margeando o Rio Paraíba do Sul. A intenção é preservar essa área como um patrimônio imaterial natural, reconhecendo sua importância histórica e sua relação com as garças.
A proposta está alinhada com a Lei nº 5.168, de 06 de junho de 2021, que estabelece a responsabilidade do Poder Executivo e do Poder Legislativo Municipal em promover e proteger o Patrimônio Material, Imaterial e Natural de Guaratinguetá, contando com a colaboração da sociedade.
O Poder Executivo será encarregado de tomar as medidas necessárias e efetuar os registros pertinentes para a inscrição desse Patrimônio Imaterial Natural nos livros do órgão competente.
Com a aprovação do Projeto de Lei, Guaratinguetá busca valorizar a presença das garças e preservar seu habitat como parte importante do patrimônio da cidade. Essa iniciativa reforça a identidade local e reconhece a importância histórica e simbólica das garças na cultura guaratinguetaense.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O PROJETO APROVADO