8 de agosto de 2023
O vereador Nei Carteiro (MDB) trouxe à pauta a presença de tutores, facilitadores e mediadores para acompanhar estudantes especiais, em especial aqueles com autismo, nas escolas municipais.
Considerando a importância desses profissionais especializados, a Lei nº 12.764 reforça o direito dos autistas à inclusão educacional e à assistência necessária.
Além de leis, a transformação cultural nas escolas é vital. O foco está em criar um ambiente inclusivo, onde as diferenças são respeitadas e exploradas para aprimorar a aprendizagem.
A recente intervenção do Ministério Público levanta questionamentos sobre as ações do Poder Executivo para atender às crianças especiais de forma adequada, reforçando o compromisso com uma educação igualitária e acolhedora.
O vereador questionou:
01 – Quais as atitudes que estão sendo tomadas pelo Poder Executivo para atendimento das crianças especiais após determinação do Ministério Público?
02 – Quantos alunos tem atualmente diagnosticado que necessitam de tutor e em quais escolas e quantos profissionais especializados estão hoje contratados pela rede? Solicitamos a listagem dos profissionais por escola.
03 – Há alunos aguardando o facilitador? Quantos e em quais escolas?