10 de novembro de 2023

Nei Carteiro apresentou requerimento na última Sessão mostrando preocupação com a dificuldade enfrentada por parte da população para obter medicamentos pelo SUS. Segundo o vereador, alguns pacientes, mesmo após consultas com médicos particulares, encontram barreiras para retirar seus medicamentos prescritos pelo sistema público de saúde.

O vereador argumenta que o receituário médico particular não deveria ser motivo para excluir pacientes da assistência fornecida pela rede pública, especialmente quando se trata de medicamentos de alto custo.

Para o vereador, apenas a apresentação de receitas atualizadas, mesmo que de médicos particulares, seriam suficientes, desde que acompanhadas do documento de identidade.

Nei Carteiro ainda destacou a prática de outras cidades, inclusive vizinhas, que já adotam essa flexibilidade na aceitação de receitas particulares para garantir o acesso efetivo da população aos medicamentos necessários.