29 de maio de 2023
A vereadora Rosa Filippo  (PSD) apresentou uma proposta visando a criação de um Mutirão da Assistência Social nas Áreas Rurais do município. O objetivo principal é identificar os casos de vulnerabilidade social nessas regiões e garantir o acesso dessas famílias aos Programas Sociais disponíveis.
Considerando que o Centro de Referência Social (CRAS) é a porta de entrada para os serviços de Assistência Social, a vereadora destaca que o atendimento oferecido pelo CRAS é gratuito para todos os cidadãos. Além disso, ressalta que o papel desse centro é auxiliar as famílias vulneráveis e proporcionar suporte por meio dos programas sociais disponíveis, visando o desenvolvimento das potencialidades, protagonismo e autonomia dos indivíduos.
A proposta de criação do Mutirão da Assistência Social nas Áreas Rurais vai além das instalações físicas do CRAS. A vereadora sugere que encontros sejam organizados nas comunidades rurais e que assistentes sociais visitem as residências das famílias que, muitas vezes, não têm acesso espontâneo aos serviços disponibilizados.
Um dos principais motivos para essa iniciativa é que muitas famílias, principalmente aquelas localizadas em regiões mais distantes dos centros urbanos, desconhecem a existência do CRAS e, consequentemente, os benefícios que podem ser obtidos por meio dos programas sociais.
Diante dessa situação, a vereadora Rosa Filippo apresentou um requerimento aprovado pelos vereadores que será encaminhado ao prefeito municipal, Marcus Soliva (PSC). O objetivo é solicitar informações sobre a possibilidade de criação do Mutirão da Assistência Social nas Áreas Rurais, com o intuito de identificar os casos de vulnerabilidade social e garantir o acesso dessas famílias aos Programas Sociais.