3 de agosto de 2023
Os vereadores Dani Dias (PSC) e Vantuir Faria (MDB) apresentaram um requerimento na Câmara Municipal de Guaratinguetá solicitando informações sobre a realização de divulgação do primeiro santo brasileiro, Antônio de Sant’Anna Galvão, popularmente conhecido como Frei Galvão. O pedido abrange a utilização de diversos meios de comunicação, como outdoors, cartazes, panfletos e internet, seja por parte da administração pública ou através de parcerias com iniciativas privadas.

Em 2007, ocorreu a canonização de Frei Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil. Ele nasceu em Guaratinguetá, no ano de 1739, tornando-se um ícone religioso nacional. Recentemente, a Província Franciscana da Imaculada Conceição assumiu a direção do Santuário Frei Galvão no bairro Jardim do Vale, e tem se empenhado em criar um novo santuário, buscando atrair ainda mais devotos e turistas para a cidade.
Guaratinguetá é uma cidade privilegiada por ter vários pontos turísticos relacionados diretamente ao Frei Galvão, como o Santuário de Frei Galvão no Bairro Jardim do Vale, o Seminário Frei Galvão no Bairro São Bento, a Casa de Frei Galvão no Bairro Centro e a Paróquia de Santo Antônio também localizada no Bairro Centro. Esses locais atraem turistas e fiéis de diversas partes do Brasil e do mundo.
Considerando a localização estratégica da cidade, no eixo Rio-São Paulo, por onde transitam diariamente inúmeros veículos pela Rodovia Presidente Dutra, os vereadores propuseram a utilização de outdoors ao longo da rodovia para motivar os visitantes a conhecerem Guaratinguetá, a “terra do Primeiro Santo Brasileiro, FREI GALVÃO”.
Para impulsionar ainda mais o turismo religioso e cultural, a ideia é produzir materiais específicos sobre Frei Galvão e todos os pontos turísticos da cidade, distribuindo-os em locais de visitação. Dessa forma, o conhecimento sobre Guaratinguetá e seus atrativos seria disseminado para um público ainda maior, atraindo novos visitantes e fomentando o desenvolvimento do turismo local.
O requerimento dos vereadores busca, portanto, entender como estão sendo conduzidas as ações de divulgação e promover estratégias que possam potencializar o turismo religioso em Guaratinguetá, honrando a história e legado do primeiro santo nascido no Brasil, Frei Galvão. A expectativa é que o município se torne cada vez mais conhecido e atrativo para visitantes, fortalecendo sua identidade religiosa e cultural.