Nei Carteiro pede implantação do CRAS no Bairro Pedregulho

O vereador Nei Carteiro (MDB) apresentou requerimento buscando informações sobre a criação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Bairro Pedregulho.
Os CRAS desempenham um papel fundamental no oferecimento de serviços de Assistência Social para as áreas de maior vulnerabilidade social, auxiliando famílias em situações críticas e contribuindo para a redução das desigualdades.
O vereador Nei Carteiro destaca que, de acordo com a Política Nacional de Assistência Social, Guaratinguetá é considerada uma cidade de grande porte e, portanto, deveria contar com pelo menos quatro CRAS para atender a demanda das famílias referenciadas. No entanto, o município possui atualmente apenas quatro CRAS, incluindo os localizados nos bairros Parque São Francisco, Centro, Vila Paulista e Parque do Sol.
Anteriormente, havia também um CRAS no Bairro Pedregulho, que foi fechado devido à falta de recursos para manutenção. Desde então, os CRAS do Parque São Francisco e Parque do Sol têm atendido a demanda não apenas de suas respectivas regiões, mas também da região do Bairro Pedregulho. Segundo o vereador, há sobrecarga no atendimento.
Além disso, a logística tem sido um desafio para os moradores em situação de vulnerabilidade financeira ou saúde, que muitas vezes enfrentam dificuldades para se deslocar até os CRAS mais distantes. A necessidade de um retorno do CRAS no Bairro Pedregulho é reforçada pela crescente demanda e pelas dificuldades enfrentadas por muitos munícipes.
O vereador Nei Carteiro reitera a importância desse serviço público e faz um apelo à Prefeitura Municipal para que providencie informações detalhadas sobre o planejamento e a viabilidade financeira para a criação do CRAS no Bairro Pedregulho.